Sobre Nós
 

INTRODUÇÃO

O Centro Social de Parelheiros é uma Associação Beneficente, sem fins lucrativos, fundada em 23/02/1985. Localizado no Distrito de Parelheiros, zona sul da capital, área de proteção aos mananciais, e área de características próprias. Em sua trajetória desenvolveu programas de atendimento à população com problema de subsistência - APPS; Alfabetização de Adultos, Clubes de Mães, Centros de Juventude, Capacitação Solidária; Grupo de Idosos, Educação para o Trabalho e Creches.

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - CEI

O CENTRO SOCIAL DE PARELHEIROS, reconhecendo a importância das experiências na primeira infância, oferece educação de qualidade á crianças de 0 a 4 anos, além de cuidar, atendendo as necessidades básicas de afeto, alimentação e saúde. Assume a especificidade da educação infantil, buscando promover a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, sociais e cognitivos da criança.

O CEI deverá ser um espaço  educativo e educador,  assegurando   condições para a criança viver e aprender a ser,  interagindo  com outras crianças, com adultos  e com o mundo.

 

FILOSOFIA

  • Proporcionar um ambiente alegre, acolhedor, saudável, educativo, responsável, favorável ao desenvolvimento de cidadãos livres, felizes e éticos; com adequado envolvimento afetivo adulto-criança
      
  • O CEI deve ser resposta à problemática social e às necessidades da criança. 
     
  • Oferecer uma educação para toda a vida, à luz da palavra de Deus, sob os princípios do cristianismo e da ética.
     
  • Propiciar educação ambiental, fazendo com que se compreenda e respeite a natureza, criando uma relação construtiva entre a sociedade e seu meio, protegendo e preservando a vida no planeta.


 

PROPOSTAS PEDAGÓGICAS

TEMPOS DA INFÂNCIA E TEMPOS DAS EXPERIÊNCIAS
A organização dos tempos na Educação Infantil requer que as educadoras e educadores componham um coletivo reflexivo para a construção de práticas temporais que estejam alinhadas à garantia do direito de meninas e meninos vivenciarem experiências que sejam integradas e que lhes permitam o contato com diferentes linguagens, desenvolvimento e acolhimento de suas manifestações expressivas, conhecimento sobre o mundo, as pessoas e o que compõe a vida humana. Assim, o tempo passa a ser um parceiro na concretização de projetos pessoais e coletivos:

 



SEQUENCIAIS DIDÁTICOS